As Doenças mais Misteriosas do Mundo

Imagine sentir febre, cansaço, dor de garganta e dores musculares. Com certeza todos diriam que você está com Gripe certo? Nem sempre… Sistomas aparentemente inocentes podem esconder as doenças mais misteriosas do mundo.
+ - Síndrome da Fadiga Crônica

Pelo nome você já deve até ter imaginado, esta doença causa cansaço, muito cansaço. E não adianta dizer que a pessoa é molenga, não tem jeito e para completar além do cansaço excessivo há também a febre baixa, dor de garganta, fraqueza muscular, distúrbios do sono e irritabilidade.
Por que é misteriosa: As melhores explicações para doença dizem que é um vírus ou inflamação no sistema nervoso. Não existe cura ainda, porém medicamentos diminuem os sintomas. Um cansaço para o resto da vida.

+ - Doença de Behçet

São dezenas de úlceras orais e genitais, lesões cutâneas em todo o corpo, inflamações nos olhos, pulmões, no sistema nervo central e no aparelho digestivo. Quer mais?
Por que é misteriosa: Ocorre um certo tipo de inflamação no vasos sanguíneos que acaba desregulando o sistema imunológico, que acarreta em descontroladas inflamações exageradas, que geram as tais úlceras e inflamações.





+ - Síndrome de Sjögren

As pessoas com esta doença não produzem lágrimas e saliva, pois, as células do próprio corpo destroem as glândulas responsáveis. Ficando assim a boca, olhos e pele secas.
Por que é misteriosa: Ninguém sabe a causa da síndrome muito menos o cura, a doença é trata com lágrimas artificiais, antiinflamatórios e corticosteróides. “Nada em termos de cura ocorrerá nos próximos dez anos”, prevê o infectologista Luiz Rizzo, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

+ - Síndrome de Klinefelter

Esta doença é o maior pesadelo de um homem. Pênis e testículos pequenos, mamas desenvolvidas. Caso já estava achando muito, quando adultos, podem ficar inférteis. Esta doença só afeta os homens com um cromossomo X adicional.
Por que é misteriosa: Os médicos estudam se este tipo de anormalidade cromossômica é causada pela idade avançada da mãe durante a gravidez. O tratamento é feito com terapias com testosterona que poderão ajudar no desenvolvimento das características sexuais.

+ - Gripe Suína
Sim, a mais recente doença “Gripe Suína” entra entre as mais misteriosas. Não foi os sintomas (febre, dores no corpo, cansaço e tosse), mas sim a taxa de mortalidade que é estimada em até 6% dos doentes, contra 0,5% da gripe comum.

Por que é misteriosa: O grande mistério é: como o vírus mutante H1N1 saiu dos porcos e chegou aos humanos? O vírus é resultado da mistura de genes de micro-organismos que originam as gripes que atacam humanos, aves e porcos, ou seja, gripe humana + gripe aviaria + gripe suína = H1N1.

+ - Adrenoleucodistrofia

Hiperatividade, queda no desempenho escolar, estrabismo, espasmos musculares e dificuldade para se comunicar. Achou pouco? Nos estágios mais avançados, a adrenoleucodistrofia pode paralisar deixar a pessoa surda e cega, fica sem coordenação motora e pode até matar.

Por que é misteriosa: É raríssima, ufa!!! A causa é de um distúrbio no metabolismo, que acumula uma quantidade fora do normal de ácidos graxos. Ainda a ciência não descobriu a cura e nem tratamento. Alguns casos podem ser amenizados com doses de cortisona e cortisol.
Fisioterapia e hidroterapia podem apenas melhorar os sintomas”, explica Abram Topczewski, neurologista do Hospital Albert Einstein.

+ - Osteogênese Imperfeita

É aquela doença famosa dos “ossos de vidro”, primeira vez que soube foi no programa DomingoLegal do apresentador Gugu Liberato (há um bom tempo atrás). Por que ossos de vidro? É assim, os ossos quebram com tanta facilidade que uma simples topada pode significar uma fratura múltipla. Características da doença: baixa estatura, peito fundo e extremidades do corpo deformadas. A pessoa pode morrer por complicações respiratórias nos casos mais graves.
Por que é misteriosa: É uma doença genética, a causa para esta doença, é a falta de da produção de colágeno, proteína importante para formar os ossos. Existem remédios que aumentam a resistência dos ossos, porém, não há cura.

+ - Fibrodisplasia Ossificante Progressiva
Chegamos ao fim da série “As doenças mais misteriosas do mundo” e para fechar com chave de ouro, esta doença é sem dúvida uma das mais misteriosas. “Isso acontece por causa de uma alteração genética no mecanismo regulador da ossificação” explica Miguel Akkari, da Santa Casa de São Paulo. Como o passar do tempo, a pessoa com esta doença fica com um segundo esqueleto e não consegue se locomover.
Por que é misteriosa: Afeta apenas 1 pessoa em cada 2 milhões (achei muito!). Não existe um tratamento muito menos uma cura, até um prognóstico é complicado, pois o ritmo de ossificação é imprevisível e varia de um paciente para o outro.

**************
Compartilhar Google Plus

Autor Allan Shade

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo so no html.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial